quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Aula 4 - Introdução à Lógica

1-Introdução
As idéias enquanto representação dos objetos podem atingir um determinado número de seres tanto internamente quanto externamente. Atingidos, podemos classificar tais seres em relação de compreensão e extensão.
2-A compreensão x Extensão
a)Compreensão
A definição de homem é animal racional. Tanto a idéia de animal quanto a idéia de racional tem seus significados próprios e independentes. Ambas se juntam para formar a idéia de homem. Nesse caso tanto animal quanto racional, estão compreendidos na idéia de homem. Assim sendo, podemos dizer com Jolivet, que a compreensão é o conteúdo de uma idéia.[1]
b)A extensão
A definição de homem é animal racional. Essa definição se aplica a Aristóteles, a Tomás de Aquino, a Brähms, a Paulo, a João, a Zumbi dos Palmares... Assim sendo, esses seres aos quais essa idéia se aplica formam a compreensão da idéia. Segundo Jolivet, extensão é o conjunto de seres aos quais tal idéia convém.[2]
2-Relacionamento
Quanto mais objetos compreenderem uma idéia, a menos seres tal idéia se extende. Assim é que a compreensão está na ordem inversa da extensão.
A idéia de animal se extende a diversos seres vivos, a medida que associamos a idéia de racional a idéia de animal, diminuímos os seres aos quais tal idéia convém. E se ainda adicionarmos a idéia de oriental (animal racional oriental -> Homem oriental) reduzimos ainda mais a extensão da idéia. Fazendo isso sequencialmente, chegaremos ao indivíduo. Percebe-se que o conteúdo, isto é, a compreensão da idéia vai aumentando em ordem inversa a sua extensão. Assim, pode-se concluir que a idéia de ser é a idéia mais extensa que existe e também a mais despojada de todas.

3- A árvore de Porfírio
Tendo já observado uma relação entre extensão e compreensão, pode-se ainda organizar as idéias hierarquicamente conforme a extensão. Basta partir das idéias mais gerais até as idéias mais específicas.
As idéias mais substanciais são chamadas gênero e as idéias mais individuais são chamadas espécie. Em prática, somente são chamados gênero as idéias que contiverem outras idéias gerais, e, espécie, toda idéia que contiver apenas indivíduos.[3]
4- O Indivíduo
Se avançarmos a árvore de porfírio por mais um degrau, veremos que chegamos aos indivíduos. O indivíduo possui tantas características que se torna impossível extender sua idéia para além dele próprio.
5-Conclusão
Apesar da aparente desnecessidade desse estudo, o conhecimento desses conceitos vai se mostrar de suma importância para os métodos de inferência que serão estudados futuramente. O raciocínio correto e elegante depende da precisão e situação adequadas das idéias no discurso, de forma que o estudo da extensão e compreensão se fazem indispensáveis.
5-Bibliografia
[1],[2],[3]: Jolivet, Regis - Lógica, pág: 61, tese 46.

Nenhum comentário:

Postar um comentário