domingo, 24 de julho de 2011

Aula 2 - Introdução a Lógica

1-Introdução
A lógica é a ciência que rege a relação das idéias. Por isso mesmo, em lógica menor, disseca-se a ideia do ponto de vista lógico e todas as consequências da mesma no ser raciocinante, a saber o homem.

2- O Termo
O termo é a expressão verbal da ideia.[1]
É preciso distinguir entre expressão verbal e palavra. Certos idiomas precisam de duas ou palavras para designar aquilo que outros idiomas o fazem com uma palavra. Assim, temos "onnanohito" em japonês que em inglês se traduz como woman. Na língua japonesa, hito quer dizer pessoa e no é uma partícula que indica relação de posse ou propriedade. Literalmente onnanohito poderia ser traduzido por pessoa do sexo feminino. Note que apesar de usar mais de uma palavra, existe só uma ideia lógica relacionada à palavra onnanohito. O problema do idioma nao ter uma palavra para expressar a ideia é meramente prático. Da mesma maneira, o grande cão, a poderosa virtude são termos, embora possuam duas palavras cada.

3- O Sinal

O sinal é uma coisa que faz conhecer outra. Vimos na Aula 1, que a ideia é a representação mental da coisa. Podemos ter inúmeras formas de representação, a mental é uma delas. Nesse ponto de vista, a ideia é sinal do objeto, pois através dela é que conhecemos as coisas.

 




Em outra acepção a própria escrita é sinal da palavra, uma vez que a escrita faz conhecer a palavra. Além do mais, a palavra, como vimos, sendo um sinal da idéia, acaba por ser um sinal , ainda que indireto, do objeto que se conhece. Da mesma forma, a escrita pode ser um sinal indireto do objeto.

3.1- Divisão
a)O sinal pode ser classificado conforme o tempo de conhecimento em:
  • Sinal Instrumental: Conhecido antes do objeto que se conhece. É usado como intermédio do conhecimento. Assim é que a bandeira representa determinado país e uma determinada placa indica a mão da avenida.
  • Sinal Formal: É conhecido concomitantemente ao objeto. Em outras palavras é o conceito mental que vimos na Aula 1. Assim que conhecemos a idéia (sinal mental do objeto), conhecemos o objeto (nem antes, nem depois).
b)Também pode ser dividido conforme a causalidade envolvida:
  • Sinal Natural: É conhecido devido a uma relação de causa entre o objeto e o sinal. A fumaça é sinal de fogo.
  • Sinal Convencional: O objeto é conhecido devido a uma atribuição arbitrária de significado. Assim, certos sinais de fumaça podem significar guerra ou pedido de socorro.
As letras também são sinais convencionais de um som.


Na figura acima, todos os caracteres sinalizam o mesmo som, o som de "a'.

4- Conclusão
A importância de se conhecer esses termos advem da necessidade, para o lógico, de poder inteligibilizar o discurso, bem como verificar a inteligibilidade de outros discursos. Além do mais, é de suma importância ao raciocinar, esmiuçar os termos do raciocínio, uma vez que uma pequena indistinção no princípio, pode causar um erro tremendo ao final do mesmo.


5-Bibliografia
[1]Jolivet, Regis - Lógica, pág 59 e 60

Nenhum comentário:

Postar um comentário