sexta-feira, 30 de maio de 2014

Escritos Lógicos II

Apreender quer dizer 'tomar'. Por isso, quando um policial apreender uma arma, podemos interpretar que ele tomou a arma da cidadão.
A inteligência opera sobre as coisas do mundo real, mas para compreendê-las é preciso que antes tome para si. Deste modo, é preciso que a inteligência apreenda 'gato' antes de compreender o animal. É preciso que ela 'absorva' gato.
Quando a inteligência entra em contato com um objeto, a sua primeira tarefa é apreendê-lo, para que possa realizar as outras operações lógicas (juízo e raciocínio). O modo de apreender um objeto é criar um representante intelectual para ele. Tal representante deverá conter as características essenciais do objeto e ignorar suas características acidentais. Chamamos esse representante de ideia. Pode-se dizer que a apreensão é um processo pelo qual a inteligência cria uma ideia.
A ideia é o menor fragmento da razão humana. É com ela que manipulamos os objetos sem nos importarmos com as consequências. Por outro lado, é possível ter ideias mais completas ou menos completas. Um especialista em botânica possui uma ideia mais apurada sobre plantas que uma pessoa comum. Isso, porque a ideia de planta que ele possui contém mais características essenciais à planta.
Deste modo, é possível salientar a necessidade de se compreender a ideia e a sua importância no processo de raciocínio, pois, afinal, racionar é movimentar ideias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário