domingo, 6 de maio de 2012

Aula 10 - Introdução a Lógica

1- Introdução
     Relembrando a Aula 1 aonde depreendeu-se que a ideia é a representação intelectual do objeto, continuamos com as classificações das idéias, separando-as conforme sua perfeição.

2- Perfeição das Idéias

  •     Quanto a Adequação
  1. Adequada - se apresenta à inteligência todas os elementos do objeto.
  2. Inadequada - se não apresenta à inteligência todos os elementos do objeto.
    Assim, uma ideia de boi não é adequada ao gato, por não apresentar à inteligência todas os elementos do            objeto. Mesmo que a ideia de boi comporte a ideia de mamífero , sendo o gato também um mamífero ela não é suficiente para representar "gato".
  • Quanto a Claridade 
  1. Clara - se basta para fazer reconhecer seu objeto entre os outros objetos.
  2. Obscura - se não basta para fazer reconhecer seu objeto entre os outros objetos.
    Assim, dizer que Maurício é homem pouco distingue ele dos outros alunos da sala. Esse fato é bastante claro para a lógica interior do indivíduo. 
    A professora pergunta: "Quem sujou a sala?"
    Joãozinho responde: "Um ser humano!"
    Apesar de a ideia ser adequada à espécie do indivíduo que realizou tal ato, ela não esclarece qual indivíduo dentre tantos indivíduos realizou o ato.
  • Quanto a Distinção
  1. Distinta - Quando se faz conhecer os elementos que compõem seu objeto.
  2. Confusa - Quando não se faz conhecer os elementos que compõem seu objeto.
    O que se verifica na distinção das idéias é que muitas delas podem ser claras, mas ao mesmo tempo confusas. Desta forma é que o jardineiro possui uma ideia clara da flor-de-maio, mas confusa. Ao contrário, o botânico conhece todos os elementos que compõem a flor-de-maio, gineceu, androceu e suas diversas características que diferenciam a espécie. (Ver diferença específica e árvore de Porfírio)

3- Conclusão
    O conhecimento das perfeição da ideia pode auxiliar no raciocínio da seguinte maneira: 
Analisando-se uma ideia conforme sua perfeição (distinção, claridade e adequação) pode-se corrigir erros de raciocínio quando se conectam idéias as quais uma ou várias são imperfeitas. Aperfeiçoando a ideia, o raciocínio pode prosseguir seguramente seguindo as regras lógicas.

4- Bibliografia
Regis Jolivet - Curso de Filosofia, Lógica e Cosmologia (pág 71)

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